O objetivo deste projeto é explorar a importância dos museus, utilizando a mediação e contextualização de várias disciplinas, como forma de trabalhar com nossos alunos uma aprendizagem que extrapola os muros da escola. Como metodologia abordada, iremos desenvolver atividades envolvendo visitas virtuais e presencial a museus. Para a visita virtual aos museus, a escola irá articular a montagem da estrutura para os alunos participarem da visitação virtual de alguns dos Museus existentes no Brasil, que estão disponibilizando essa modalidade. Faremos questionários e rodas de conversas sobre a veracidade dos documentos e obras existentes nos museus, as principais formas de preservação desses materiais, da integridade física dos mesmos, do seu papel social com a comunidade, propondo a investigação, aguçando a curiosidade e conseguindo assim uma aprendizagem real acerca do papel de cada um na preservação do passado, presente e do futuro. Além da visitação virtual dos museus, fará parte do projeto a visita presencial ao museu MAX, na cidade de Canindé do São Francisco. Para a visitação presencial ao Museu MAX, os alunos irão participar de discussões, levantar as primeiras pesquisas, montar cartazes sobre os temas, fazerem uma prévia de conhecimentos sobre o projeto, a fim de orientá-los, prepará-los para o passeio e aguçar a curiosidade sobre o assunto. Dessa forma, chagarão ao local tendo a noção do que poderão aproveitar, conhecer e aprender. No MAX o público visitante tem à sua disposição um programa de ação educativa que visa discutir o caráter formativo dos conteúdos da Pré-História, socializar o conhecimento resultante das pesquisas arqueológicas e formar uma consciência crítica acerca da preservação e valorização do patrimônio cultural.