voltar

Pesquise sobre nossas escolas, notícias, portais e páginas.
(apague o campo para eliminar a pesquisa.)



Seduc e UFS se reúnem para abertura da avaliação antecipatória por banca de heteroidentificação

Por Arthur Dias/ Estagiário
- 15/09/2023 15:45:00
647 acessos imprimir

 

A banca é de caráter pedagógico, opcional e não causa prejuízo para quem não participar, sem interposição de recurso. Serão levadas em consideração somente as características fenotípicas do candidato

 

 

 

A Secretaria de Estado da Educação e da Cultura (Seduc), em parceria com a Pró-Reitoria de Graduação da Universidade Federal de Sergipe (UFS), anuncia a abertura de inscrições para avaliação por banca de heteroidentificação de forma antecipada para candidatos inscritos no Enem 2023 que desejam concorrer a vagas destinadas a cotas raciais. Para participar da avaliação por banca de heteroidentificação da UFS em caráter antecipatório, os candidatos devem, obrigatoriamente, estar inscritos no Enem 2023, ter concluído ou estar cursando o 3° ano do Ensino Médio em escolas públicas.

 

As inscrições serão realizadas, exclusivamente online, no site da Comissão de Concursos e Vestibulares (CVV) da UFS, no período de 11 a 22 de setembro. Os candidatos devem fornecer o número do documento de identidade e o número de cadastro de pessoa física (CPF) durante o processo de inscrição. É importante que os candidatos verifiquem a confirmação de sua inscrição no site mencionado e resolvam possíveis pendências, se necessário, até o dia 22 de setembro de 2023.

 

A avaliação antecipatória ocorrerá antes do processo seletivo regular para ingresso em cursos de graduação da UFS. Além de agilizar os procedimentos de heteroidentificação complementares à autodeclaração dos candidatos aprovados, a avaliação terá uma finalidade social de orientação pedagógica, ajudando a evitar possíveis sanções legais ou desclassificações no ato da inscrição. Para conduzir essa avaliação, será instituída uma banca de heteroidentificação específica para esse fim, seguindo as disposições normativas estabelecidas na Resolução nº 61/2022/CONEPE. A banca levará em consideração, exclusivamente, o critério fenotípico do candidato.

 

As avaliações por banca de heteroidentificação ocorrerão presencialmente no campus São Cristóvão. As datas, horários e locais específicos das bancas de heteroidentificação serão divulgados no site da Pró-Reitoria de Graduação da UFS, no dia 26 de setembro. Aqueles candidatos que obtiverem parecer favorável na avaliação por banca de heteroidentificação da UFS estarão dispensados de futuras avaliações.

 

É importante destacar que um parecer desfavorável por parte da banca de heteroidentificação não resultará na desqualificação do candidato para a participação nos processos seletivos de ingresso em cursos de graduação da UFS, no mesmo ano. Nesses casos, o candidato terá o direito de passar por uma nova avaliação no momento da matrícula institucional, caso seja aprovado.

 

Reunião na Universidade Federal de Sergipe

 

A diretora do Departamento de Apoio ao Sistema Educacional (Dase/Seduc), Eliane Passos, acompanhada do superintendente da Educação, Edson Costa, e da coordenadora do Pré-Universitário da Seduc, Gisele Pádua, esteve presente em reunião nesta semana com uma comissão de professores dentro da UFS para discutir o plano de divulgação do edital para as escolas da rede estadual de ensino. Eliane ressaltou que essas medidas visam assegurar um processo transparente e justo de avaliação por banca de heteroidentificação, promovendo a igualdade e a inclusão na universidade.

 

“Esta é uma ação superválida e que precisa da nossa intervenção junto aos estudantes. Nós precisamos ir às salas, comunicar, conversar sobre a importância e esclarecer as dúvidas sobre esse processo, que, além de ser de extrema importância, agiliza o processo de heteroidentificação antes mesmo da realização da banca analisadora”, completou.

 

Para mais informações, confira:

 

Link do site da Pró-Reitoria: https://prograd.ufs.br/

 

Link do site do CVV/UFS: www.ccv.ufs.br

 

Link para o Edital nº 65/2023/Prograd de Chamada Pública para inscrição de interessados em participar de avaliação em caráter antecipatório por banca de heteroidentificação da UFS: https://prograd.ufs.br/uploads/content_attach/path/36787/Edital_65_2023_PROGRAD.pdf.