voltar

Pesquise sobre nossas escolas, notícias, portais e páginas.
(apague o campo para eliminar a pesquisa.)



Professoras da rede pública estadual de ensino embarcam rumo ao Canadá

Por Michele Becker
- 24/05/2023 12:59:00
678 acessos imprimir

 

Intercâmbio de três meses conta com financiamento da Capes / CICan e contempla curso de aperfeiçoamento de inglês e módulos temáticos sobre metodologias de ensino

 

Professoras sergipanas que lecionam em Nossa Senhora do Socorro e Poço Verde embarcaram na manhã desta quarta-feira, 24, para uma temporada de três meses no Canadá. As três educadoras tiveram seus projetos contemplados no Edital CAPES Nº 31/2019 que selecionou 102 professores de todo o país para um curso de aperfeiçoamento profissional, promovido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), juntamente com o Colleges and Institutes Canada (CICan).

 

Após de três anos de espera para o embarque – adiado em decorrência da pandemia de Covid-19 - as professoras sergipanas confessam que suas expectativas estão elevadas com essa jornada de aperfeiçoamento profissional em nível internacional.  Durante o intercâmbio, elas realizarão um curso de inglês e, concomitante, participarão de módulos temáticos para aprimoramento de metodologias de ensino.

 

A pedagoga e professora polivalente da Escola Estadual Marinalva Alves, Priscila Souza de Oliveira, enfatiza que “nesta viagem, o meu foco está dividido em dois fatores: primeiro, pretendo aprender novas metodologias para aperfeiçoar o meu trabalho com as crianças da escola onde leciono; segundo, quero conhecer a cultura, o sistema de educação e os canadenses para que eu possa ampliar meus horizontes e me aprimorar também enquanto pessoa”. No projeto selecionado pelo edital Capes/CICan, Priscila ressalta a importância da matemática na formação dos estudantes. Para estimular o ensino dessa disciplina nas séries inicias, ela pretende desenvolver jogos matemáticos que podem melhorar o raciocínio lógicos de seus alunos.    

 

A professora de Português da Escola Estadual Sebastião Fonseca, Larissa Batista Carvalho Santos, comenta que seu projeto foca na importância da família no processo de alfabetização dos alunos. “Eu pretendo trabalhar com pais e professores para melhor o nível de alfabetização de alunos do fundamental maior. Portanto, acredito que essa minha vivência vai me possibilitar conhecer mais sobre as metodologias ativas para aplica-las ao meu projeto, após o meu retorno ao Brasil”, afirma.

 

A professora de Inglês e atual coordenadora pedagógica do Colégio Estadual Leo Magno Brasil, Silvia Maria da Pina Santos Lisboa, destaca que esta é a sua primeira viagem internacional. “Enquanto professora de inglês, para mim, entrar em contato com a cultura canadense, será maravilhoso, sobretudo porque o país norte-americano vem se destacando cada vez mais no mercado cinematográfico. Como o meu projeto visa a estimular a produção e audiovisual nas vivências dos alunos, acredito que esse intercâmbio me possibilitará conhecer boas práticas e experiências de produção audiovisual nas escolas canadenses”.  

 

De acordo com técnica da Seduc, Nadia Cardoso, essa oportunidade é extremamente importante para o aperfeiçoamento dos profissionais de ensino. “As nossas professoras terão a chance de trocar experiências tanto com outros professores brasileiros selecionados no edital quanto com professores canadenses que as receberão. Assim, elas poderão avançar na compreensão de saberes e métodos para a construção de uma educação sólida que prepare melhor os nossos alunos, crianças e jovens, para o futuro”, reitera.

 

Parceria Capes/CICan

 

Conforme prevê o Edital CAPES Nº 31/2019, as professoras contempladas terão passagem aérea ida e volta, ajuda de custo de 600 dólares canadenses pagos no Canadá, seguro de saúde, apoio ao deslocamento no Canadá: aeroporto/universidade/aeroporto, alojamento incluindo três refeições em casa de família canadense (homestay), além de curso de formação e material didático.

 

Um dos requisitos e condições de participação é que o interessado seja concursado da rede pública de educação básica; atue como docente em sala de aula; que não esteja de licença ou afastado de suas atividades laborais; possua diploma de licenciatura; não tenha formação/titulação em nível de pós-graduação stricto sensu; tenha currículo cadastrado na Plataforma Capes de Educação Básica, com todas as informações referentes à sua formação acadêmica e à sua atuação profissional na educação básica, dentre outras exigências.

 

Outro requisito de fundamental importância é a elaboração de um projeto de intervenção pedagógica a partir da própria experiência profissional, a ser desenvolvido na escola de atuação após o retorno ao Brasil. Além de assumir o compromisso de realizar atividade de disseminação dos conhecimentos, bem como participar como multiplicador, quando solicitado pela Capes ou pela secretaria de educação à qual está vinculado.

 

Um novo edital Capes/CICan deve ser lançado no segundo semestre de 2023 após a conclusão deste processo seletivo. “A Seduc se compromete em realizar a divulgação do edital para todos os professores que compõem a rede pública estadual de ensino, tão logo seja lançado”, conclui a técnica da Seduc.