voltar

Pesquise sobre nossas escolas, notícias, portais e páginas.
(apague o campo para eliminar a pesquisa.)



Inep divulga edital do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2023

Por Agência Brasil
- 16/03/2023 11:36:00
1071 acessos imprimir

 

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) publicou nesta quarta-feira, 15, o edital com as regras para o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2023. O exame será aplicado no dia 27 de agosto em todo o país.

 

As inscrições poderão ser realizadas entre 22 de maio e 2 de junho, período em que os alunos também poderão solicitar atendimento especializado no dia da prova. A participação é voluntária e gratuita.

 

O exame é destinado a jovens e adultos que não concluíram os estudos na idade apropriada. Para fazer a prova, é preciso ter idade mínima de 15 anos completos no dia da prova para quem cursa o ensino fundamental e 18 anos completos no ensino médio.

 

Neste ano, o exame terá novidades, como a possibilidade de solicitar um cartão-resposta ampliado para quem tem deficiência visual, correção diferenciada da redação para autistas. aproveitamento de laudos das provas de 2022 para solicitação de atendimento especial e dispensa de documentação comprobatória para travestis, transexuais ou transgêneros com nome social cadastrado na Receita Federal.

 

Ausência

 

Entre 3 e 14 de abril, os participantes inscritos que não fizeram as provas aplicadas em 2022 poderão justificar ausência no exame. A justificativa é obrigatória para se inscrever gratuitamente na edição deste ano. Quem não justificar ou tiver a justificativa recusada terá que pagar R$ 40 para ressarcir o Inep pelos custos com a elaboração da prova.

 

Interessados em participar do Encceja 2023 já podem consultar o edital para se informar sobre os prazos e as regras do exame. Quem faltou à aplicação da edição de 2022 deverá justificar ausência, por meio do Sistema Encceja, entre 3 e 14 de abril para poder se inscrever gratuitamente na edição deste ano. Participantes que não enviarem a justificativa ou tiverem a solicitação reprovada terão de ressarcir ao Inep o valor de R$ 40. O período de inscrições do exame vai de 22 de maio a 3 de junho.

 

Fonte: Agência Brasil