A Secretaria de Estado da Educação e da Cultura realizou nesta terça-feira, 14, a primeira reunião presencial do grupo de diretores regionais e gestores de Educação com foco no desenvolvimento de lideranças e acompanhamento do engajamento de equipes. Também foram tratados os resultados da 3ª Onda de Engajamento 2022 e ações que nortearão a edição do movimento em 2023. O encontro foi promovido pelo Departamento de Recursos Humanos, através do Serviço de Desenvolvimento de Lideranças (Sedel) e da Divisão de Bem-estar (Dibem) da Seduc.
De acordo com a diretora o chefe do Serviço de Desenvolvimento de Lideranças, professor Anselmo Vieira dos Santos, a Onda de Engajamento é “uma sequência de iniciativas em cascateamento voltada para o objetivo de engajar, que serão replicadas para as equipes das diretorias regionais e gestores escolares”.
Anselmo Vieira definiu engajamento como um estado positivo, afetivo-emocional, relacionado ao trabalho caracterizado por vigor, dedicação e absorção. “Quando experimentamos emoções positivas somos capazes de recorrer a uma gama mais ampla de respostas comportamentais e somos propensos ao engajamento no trabalho”, explicou.
A técnica da Seduc , Silvaneide Silva Vieira, apresentou o conceito e a importância do engajamento, identificando os principais perfis, os fatores que contribuem e a metodologia aplicada para criar e medir os níveis de engajamento no trabalho, baseada nos pilares de competências da Seduc.
A professora e diretora da Diretoria de Educação de Aracaju, Gilvânia Guimarães, pontuou que a sequência de reuniões da 1ª e 2ª Ondas de Iniciativas de Engajamento, promovidas em 2022 pela Consultoria Kayma, Instituto Gesto e Seduc, foram de extrema relevância para a organização das rotinas de ações desenvolvidas na Diretoria, melhorando a gestão e a otimização do tempo. Ela avalia que as próximas atividades também serão de suma importância na construção de lideranças na gestão.
Na ocasião, foi validado com os diretores regionais e os técnicos, o cronograma de encontros referentes a 4ª Onda de Iniciativas para o Engajamento, que ocorrerá nas diretorias regionais com os gestores escolares.