Resultados preliminares do Saese estão disponíveis para consulta dos gestores escolares

Por Silvio Oliveira
- 24/01/2023 09:17:00

A previsão é que dia 10 de fevereiro a Seduc disponibilize o resultado final do Sistema de Avaliação

A Secretaria de Estado da Educação e da Cultura (Seduc) divulga nesta terça-feira, 24, os resultados preliminares da segunda edição do Sistema de Avaliação da Educação Básica de Sergipe (Saese), ocorrida no período de 7 a 18 de novembro de 2022, envolvendo as Redes Públicas Estadual e Municipais. Nesta fase, apenas os diretores das unidades de ensino e secretários municipais receberão os códigos de acesso em seus e-mails e poderão consultar os resultados através do Portal da Educação, no link Saese – Resultado Preliminar 2022. A Seduc divulgará o resultado final no dia 10 de fevereiro.

“Estamos na fase de analisar os resultados preliminares das escolas. Após a análise dos dados e, caso entendam que cabe recurso, através do sistema, os diretores farão a interposição. Todas as etapas estão planejadas, obedecendo a um cronograma. Os diretores receberão as informações da própria Cesgranrio”, explicou Kátia Travassos, chefe do Serviço de Gestão do Sistema de Avaliação Educacional da Secretaria de Estado da Educação.

Essa foi a segunda vez que o Estado de Sergipe, em parceria com os municípios, realizou uma avaliação externa em larga escala, com o objetivo de aferir os níveis de alfabetização e de aprendizagem em Língua Portuguesa e Matemática dos alunos sergipanos dos 2º, 5º e 9º anos do Ensino Fundamental e 3ª série do Ensino Médio.

Além dos testes de proficiência, foram aplicados questionários contextuais, abordando aspectos socioeconômicos, profissionais, de gestão, entre outros, as respostas adquiridas vão ajudar a entender os resultados das avaliações que aferem o nível de aprendizagem dos alunos.

A divulgação dos resultados preliminares foi realizada pela Fundação Cesgranrio, instituição que, em parceria com a Secretaria de Estado da Educação e da Cultura (Seduc), através da Coordenadoria de Estudos e Avaliação Educacional (Ceave), teve a responsabilidade de construir e gerenciar a logística de aplicação do Saese.

“A previsão da divulgação final é de 10 de fevereiro. Em seguida, as escolas estarão com seus dados nas plataformas de devolutivas do Saese para as semanas de planejamento de 13 a 17 de fevereiro, bem como as ações de jornadas das Redes Municipais”, destacou Joniely Cruz, diretora da Coordenadoria de Estudos e Avaliação Educacional.

Acesso ao sistema

Os resultados preliminares e interposição de recursos serão restritas aos diretores das Unidades de Ensino que participaram do Saese. Os gestores escolares receberão o login de acesso dos diretores regionais, no caso das escolas estaduais, e dos secretários municipais, no caso das redes municipais. "Esse repasse está sendo feito em virtude de mudanças na gestão das escolas", explica Joniely Cruz.

Idese

Os resultados do Saese irão gerar o Índice de Desempenho Escolar em Sergipe (Idese), que subsidiará outros indicadores na composição do ICMS-Social, além de servir como base para projetos e programas educacionais baseados em evidências.

Sergipe foi o vigésimo estado brasileiro a implantar um sistema de avaliação próprio, que aferirá os níveis de alfabetização e de aprendizagem em Língua Portuguesa (Leitura) e Matemática (Resolução de Problemas) dos alunos sergipanos. Para mais informações, o contato é com o SEGSAE /CEAVE (79) 3194-3365.

Cronograma Saese 2022 -Devolutivas

Publicação dos resultados preliminares 24/01/2023

Interposição dos recursos a partir dos resultados preliminares 24/01/2023 a 31/01/2023

Análise dos recursos a partir dos resultados preliminares 24/01/2023 a 03/02/2023