voltar

Pesquise sobre nossas escolas, notícias, portais e páginas.
(apague o campo para eliminar a pesquisa.)

Estudantes devem ficar atentos para devolução do livro didático

Por Francimare Araújo
- 13/12/2022 09:44:00
1379 acessos imprimir

Está se aproximando o fim do ano letivo e os estudantes já devem ficar atentos quanto à devolução dos livros utilizados em 2022. A Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura (Seduc) orienta que alunos, pais e responsáveis observem os prazos definidos pelas unidades de ensino para entregarem os livros didáticos, visto que as atividades do ano letivo encerram no dia 30 de dezembro. 

 

O coordenador da Divisão de Apoio à Leitura e Gestão do Livro da Seduc, Marcos Vinícius Melo dos Anjos, destaca que é preciso sensibilizar o estudante de que o livro será utilizado pelo colega no próximo ano. “Essa campanha serve para sensibilizar a comunidade escolar que é preciso ter todo o cuidado com o livro didático, assim como é necessário que seja devolvido ao final do ano letivo para a reutilização no próximo ano. O nosso objetivo é que todos os estudantes recebam o livro, e se não for devolvido fará falta para alguém”, disse. Ainda segundo Marcos Vinícius cada instituição escolar promoverá a campanha com os estudantes que farão a devolução.

 

Existem alguns detalhes a serem observados quanto aos livros que precisam ser devolvidos e aqueles que podem continuar com os estudantes. “Os livros dos anos iniciais, do 1º ao 5º ano, são consumíveis, portanto não precisam ser devolvidos agora. Já os livros do 6º ao 9º ano são reutilizáveis, tornando necessária a devolução para que os estudantes do próximo ano possam reutilizá-los”, disse. 

 

Novo Ensino Médio 

 

Diante da implementação do Novo Ensino Médio durante o ano letivo de 2022, algumas mudanças ocorreram sobre o material didático a ser utilizado pelos estudantes. No Novo Ensino Médio os livros deixam de ser disciplinares, ou seja, por componente curricular, e passam a ser por área de conhecimento, que serão reutilizáveis. Assim, esses livros precisam ser devolvidos ao final do ano letivo. 

 

Como a escolha dos livros foi realizada no ano passado, as escolas receberam os livros por área de conhecimento. Porém, o Novo Ensino Médio está sendo implementado de forma gradual, ou seja, no ano de 2023 a 1ª e 2ª séries utilizarão o material didático por área de conhecimento, mantendo a 3ª série com os livros disciplinares que precisam ser devolvidos.