voltar

Pesquise sobre nossas escolas, notícias, portais e páginas.
(apague o campo para eliminar a pesquisa.)

Em entrevistas, Josué Modesto destaca ações que colocaram Sergipe como o Estado que cumpriu todas as metas para a Educação

Por Leonardo Tomaz
- 24/11/2022 12:38:00
130 acessos imprimir

A fim de fazer um balanço dos quatro anos de gestão à frente da Secretaria de Estado de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura, o professor Josué Modesto dos Passos Subrinho concedeu duas entrevistas nesta terça-feira, 22, e quarta-feira, 23, para apresentar à sociedade as ações que colocaram Sergipe como o estado que cumpriu todas as metas para a Educação Pública. A primeira entrevista foi concedida ao Jornal da Rio - 1ª edição, da Rádio Rio 102.3 FM, sob o comando dos jornalistas Priscila Andrade e Lucas Sá. A segunda foi para o programa Linha Direta, da Rádio Cultura 107.5 FM, apresentado pelo jornalista Jairo Alves. 

 

O governador Belivaldo Chagas conseguiu cumprir 100% das metas que constam no Programa de Governo para a Educação. Estabelecer a Educação como Política de Estado foi a primeira delas, e a partir daí, as 21 propostas de campanha listadas foram postas em prática no período de 2019 a 2022, todas já implantadas. No levantamento feito pelo G1, Sergipe aparece, também, como o segundo estado do Nordeste que mais cumpriu as propostas feitas em campanha. Belivaldo Chagas também alcançou a 7ª colocação nacional quando comparado o desempenho dos gestores dos 27 entes federativos, segundo os dados do G1.

 

Nas duas entrevistas o professor Josué Modesto explanou sobre regime de colaboração com os municípios, programa Alfabetizar pra Valer, avanços no Ideb,  programa de Correção de Fluxo, processo seletivo para cargos de diretor regional e de escolas, fortalecimento de conselhos escolares, instituição do programa Estudante Monitor, Sergipe no Mundo, Saese e ICMS Social, premiação das escolas que obtiverem os melhores resultados no Idese, bem como investimentos históricos no Parque Tecnológico da rede estadual, além de melhorias de infraestrutura, como reformas e ampliações de escolas e quadras de esportes.  

 

Em entrevista à rádio Rio FM, Modesto avaliou como extremamente positivo o saldo de ações empreendidas na rede pública. “Penso que os dados são objetivos. É muito importante que o governador Belivaldo Chagas tenha apresentado um programa detalhado, ambicioso, porém factivo. É relevante para a democracia perceber que o candidato tem um compromisso com o programa, e a sociedade cobrará o cumprimento do programa. Nosso programa foi muito amplo, muito desafiador, mas temos a felicidade de dizer que ele foi integralmente cumprido. Ele tinha primeiro uma mudança qualitativa importantíssima da educação como política de estado, algo muito inovador para Sergipe, e adotado por outros estados. Essa abordagem implicou um conjunto de mudanças legislativas que colocou a educação pública sergipana em outro patamar. Os mecanismos que foram criados não se resumem apenas à apresentação dos resultados, mas manter os resultados positivos desde que eles sejam perseguidos com coerência e efetividade”. 

 

Na Cultura FM, o secretário de Estado da Educação falou ainda sobre os recursos para a educação pública, esforços para a alfabetização de crianças da idade certa, Enem e Ideb. A respeito do Ideb, Modesto explicou que, de acordo com o que vem sendo avaliado desde 2015, a tendência é de crescimento da qualidade e da melhoria dos índices de desempenho da educação pública sergipana. “Durante o governo Belivaldo Chagas foram tomadas medidas importantíssimas que têm um potencial de impulsionar a qualidade de ensino por diversos anos. Temos a convicção de que continuaremos nessa trajetória de melhoria e ela pode ser acelerada e, portanto, em alguns anos chegaremos ao patamar de estarmos entre os estados que têm o melhor desempenho do país. Isso é perfeitamente possível porque temos boas condições estruturais, e uma estrutura política administrativa voltada para a educação de qualidade com equidade”.

 

Acompanha as entrevistas na íntegra:

Rio FM: http://bit.ly/3AHycsh

Cultura FM: http://bit.ly/3tXyRSI