voltar

Pesquise sobre nossas escolas, notícias, portais e páginas.
(apague o campo para eliminar a pesquisa.)

Disciplina eletiva populariza a ciência a partir de experiências práticas no Berila Alves de Almeida

Por Francimare Araújo
- 12/05/2022 11:03:00
225 acessos imprimir

Os alunos do Ensino Médio em Tempo Integral do Centro Estadual de Educação Profissional Berila Alves de Almeida, localizado no município de Nossa Senhora das Dores, no território do Médio Sertão sergipano, estão participando de uma eletiva intitulada "Ciência é 10". Ela possibilita unir teoria e prática mediante experiências construídas pelos alunos.

 

O professor de Geografia Nilson Santos, que também leciona a disciplina eletiva, explica que o objetivo é fomentar o ensino da ciência por meio de experimentações em campo. “A eletiva ´Ciência é 10´ foi montada com o objetivo de trabalhar o fomento à ciência, práticas de experimentação, alfabetização científica e a disseminação do conhecimento de um modo geral”, disse.

 

Para tal, com as orientações do professor Nilson Santos, os estudantes estão construindo um relógio de sol, método egípcio datado de 1500 a.C. para medir o tempo a partir da incidência da luz solar na terra em diferentes posições, o que justamente fornece a variação das horas.

 

O jovem Yorran Andrade Costa, aluno do curso técnico em Agroindústria e membro do Clube de Ciências, conta o motivo pelo qual optou por cursar a eletiva. “Eu escolhi a eletiva de ´Ciência é 10´ porque acreditava que seria um espaço aberto para desenvolver melhor as minhas ideias e a minha necessidade de conhecimento científico. Agora que faço parte da eletiva, tenho certeza de que é realmente isso, um local para o debate de ideias e para suprir a necessidade de busca por conhecimento”, relatou.

 

Para ele, a disciplina eletiva desenvolve atividades práticas voltadas para as áreas da ciência, descobrindo curiosidades sobre o mundo e o espaço. Ainda segundo Yorran Costa, a cada aula, as expectativas dele são superadas. “Após a aula da eletiva acabar, mal posso esperar pelas próximas para saber o que o professor Nilson planejou para os alunos. Como alguém que tem admiração pela ciência, ter um espaço voltado para isso é incrível. Além disso, o clube de ciências é uma ótima oportunidade para a interação dos alunos, um espaço de independência para a criação, desenvolvimento e realização de experimentos científicos”, concluiu.