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Equipes escolares da Grande Aracaju se preparam para jornada de planejamento e formação pedagógica 2021

Por Francimare Araújo
- 22/02/2021 12:28:00
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A Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura (Seduc), por meio da Diretoria Regional de Educação (DRE) 8, responsável pelas unidades escolares dos municípios de Itaporanga d’Ajuda, São Cristóvão, Nossa Senhora do Socorro, Barra dos Coqueiros, Laranjeiras, Riachuelo, Maruim e Santo Amaro das Brotas, iniciará na próxima quarta-feira, 24, até o dia 12 de março, a Jornada de Planejamento e Formação Pedagógica 2021, cujo tema será “Refletir o fazer pedagógico para uma gestão de resultados”. 

 

Os encontros ocorrerão no horário das 9h às 17h, respeitando os protocolos de segurança contra a covid-19, em escolas-polo com o público correspondente àquela região. Estão convidados a participarem somente coordenadores, gestores e técnicos das equipes municipais de educação, em um movimento de alinhamento e fortalecimento do regime de colaboração entre Estado e municípios. 

 

O objetivo é discutir e alinhar as ações estratégicas com base no plano de ação da DRE 8 e da Seduc, bem como revisitar temáticas importantes no fazer pedagógico das equipes pedagógicas, com vistas a uma gestão de resultados, principalmente no contexto que a educação vive por conta da pandemia. De acordo com a diretora da DRE 8, Marleide Cruz de Araujo, a temática deste ano intensifica o olhar para o trabalho em equipe e gestão de pessoas no que se refere ao papel do coordenador, a rotina do trabalho pedagógico e o planejamento escolar para 2021, por exemplo. 

 

“Nesses encontros nós estaremos alinhando  o planejamento, o plano de ação da Regional retificado pela Seduc, e, consequentemente, estaremos alinhando com as nossas escolas. A formação é justamente para que possamos apoiar o professor no planejamento de aulas, com foco nas habilidades do currículo de Sergipe, incluindo as estratégias de ensino e avaliação que sejam pertinentes ao ensino híbrido”, disse Marleide. 

 

A jornada de planejamento também irá proporcionar um intercâmbio, ou seja, uma escuta das experiências desempenhadas pelas escolas da Educação Estadual durante o ano de 2020, quanto das experiências das unidades municipais. Ainda segundo a diretora Marleide, na oportunidade, as equipes pedagógicas irão se debruçar sobre três indicadores: alfabetização na idade certa, a distância e o atendimento aos alunos em condição de risco. “Ou seja, melhorar mais essa condição e dar um olhar mais atento a essas questões nas nossas escolas, além de trabalhar temas que foram sugeridos no final do ano, por meio de um questionário respondido pelos profissionais das unidades de ensino, justamente com base na necessidade dos nossos coordenadores”, concluiu.