Quarta edição do Projeto Gratidão homenageia recém-aposentados

Por Francimare Araújo
- 11/09/2019 12:39:00

A Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura (Seduc) recebeu na manhã desta quarta-feira, 11, no auditório prof. Hermínia Caldas, em Aracaju, servidores recém-aposentados para a solenidade de homenagem do Projeto Gratidão. O evento coordenado pelo Departamento de Recursos Humanos reuniu os servidores do bimestre corrente que estão se desvinculando das atividades em virtude do tempo de serviço. Aposentados agora poderão desfrutar de outros momentos que ainda serão planejados e construídos por cada um deles ao lado da família e amigos, além de outros projetos de vida.

O secretário da Educação, Josué Modesto dos Passos Subrinho, abraçou cada um dos 50 aposentados presentes a fim de agradecer e parabenizar por essa nova etapa que se inicia. Ao todo, 90 servidores receberam a portaria de aposentadoria no presente bimestre.

Para o secretário, é um momento fundamentalmente de agradecimento da Seduc aos profissionais que deram parte importante da sua vida para a construção das nossas escolas e da administração da Secretaria. E lembra que esses servidores continuam sendo bem-vindos no processo de integração entre a escola e a comunidade a que pertencem.

O diretor de Recrusos Humanos da Seduc, Jorge Costa, ressalta que o Projeto Gratidão faz parte da política de valorização do servidores da rede estadual, que começa desde o ingresso na rede até a sua saída. "Homenageamos o servidor que em grande parte da sua via prestaram relevantes serviços a sociedade através da Educação. É um momento de lembrar o quanto eles foram e serão importantes", avalia.

A aposentada Jussara Maria Melo dedicou 36 anos da sua vida para a educação de Sergipe. Começou a carreira aos 18 anos na cidade de Ribeirópolis e de lá para cá passou por mais cinco escolas e órgãos da Rede Pública de Ensino. Passando mais tempo na escola do que em casa, mais com os estudantes do que com os próprios filhos, viveu as angústias e alegrias que só um educador pode sentir. Enérgica e propensa ao trabalho, Jussara pretende abrir uma agência de viagem para compartilhar outros ensinamentos na busca incessante pelo aprendizado. Feliz, ela conta que sai do serviço escolar amadurecida, repleta de conhecimento e com uma história profissional cheia de altos e baixos, mas com o objetivo alcançado.

Diferente de Jussara, Tânia Fonseca, servidora egressa da Escola Estadual Felisberto Freire, em Itaporanga, está ansiosa para desfrutar da chegada do primeiro neto que acaba de nascer. No paradoxo da vida, é o adulto que recebe o afago da criança, revivendo momentos e renovando as esperanças. Emocionada, Tânia conta que quer descansar e aproveitar uma das coisas que mais lhe enche de satisfação, que é estar em casa com a família.

Na ocasião, os servidores receberam o certificado de agradecimento por sua dedicação à educação e ao trabalho docente no Estado de Sergipe, sendo reconhecidos pelo profissionalismo e comprometimento em prol de uma sociedade que, por meio dos saberes, constrói-se mais justa, humana e democrática.