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Parceria com Arquivo Público de São Paulo definirá gestão documental na administração pública estadual de Sergipe

Por Francimare Araújo
- 10/09/2019 17:22:00
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A Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura (Seduc), por meio da diretoria do Arquivo Público de Sergipe, representada por Lícia Cristina, participou na tarde desta terça-feira, 10, de uma videoconferência com o coordenador geral do Arquivo Público de São Paulo, Fernando Padula Novaes, e diretores técnicos do Departamento de Gestão Documental de São Paulo, para firmar parceria técnica no âmbito da gestão de documentos em Sergipe.

 

Em agosto deste ano, a diretora do Arquivo Público de Sergipe, Lícia Cristina, esteve em São Paulo para conhecer a gestão de documentos daquele Estado com a finalidade de intercambiar os métodos de arquivamento e manejo dos documentos que circulam nos órgãos, momento em que oportunizou a videoconferência. 

 

A parceria vai instituir a Comissão Estadual de Gestão Documental em Sergipe, com o prazo de 60 dias a partir da data da sua criação, para apresentar aos órgãos estaduais um programa em gestão documental, com os planos de classificação e a tabela de temporalidade. 

 

Guarda de documentos

 

O objetivo principal da parceria promovida pela Seduc é, primeiramente, a formação de técnicos, por meio da comissão, para definir as normas a fim de qualificar ainda mais a guarda dos documentos nas diversas secretarias e departamentos públicos de Sergipe. O acervo documental com valor informativo e histórico será resguardado e levado para o Arquivo Público conforme as diretrizes de arquivamento, descartando somente aqueles que não têm validade. 

 

Segundo o coordenador do Arquivo Público de São Paulo, Fernando Padula Novaes, o programa São Paulo Sem Papel visa reduzir ou eliminar gradualmente o trâmite de papel entre os órgãos da administração estadual, assim como estreitar a relação do Governo com os municípios e com o cidadão.

 

A ideia que está sendo implementada em São Paulo é vista com ambição em Sergipe, afirma Lícia Cristina. "A ideia é de não produzir o documento em papel, conforme seja comprovada a sua dispensa física", disse. 

 

Também participaram da videoconferência representantes dos departamentos Financeiro, de Recursos Humanos, de Inspeção Escola; da Assessoria de Planejamento, da Coordenadoria de Informática e da Assessoria do Gabinete do Secretário.