Políticas intersetoriais de Educação e Saúde são apresentadas para gestores das escolas da DRE 8

Por Leonardo Tomaz
- 10/09/2019 12:57:00

O Programa Saúde na Escola (PSE), por meio do Grupo de Trabalho Intersetorial Estadual (GTIE), deu continuidade à implementação das políticas intersetoriais de Educação e Saúde com vistas à promoção do desenvolvimento integral dos estudantes das escolas públicas. O encontro foi realizado nesta terça-feira, 10, e direcionado para gestores da Diretoria Regional de Educação 8 (DRE 8), gestores das escolas estaduais que aderiram ao Programa, profissionais das UBS de referência, coordenadores do PSE das Secretarias Municipais de Educação e Saúde dos municípios circunscritos à Regional. O programa é coordenado pelas secretarias de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura (Seduc) e de Saúde (SES).

Na formação, os presentes puderam conhecer a proposta do PSE e a importância da intersetoriedade entre Educação e Saúde para o desenvolvimento do programa nos municípios sergipanos.

Segundo a coordenadora do programa na Seduc, Márcia Furlan, o encontro tem como objetivo integrar as equipes de gestores para dialogar, dirimir dúvidas e discutir sugestões. "O foco é mostrar aos gestores o papel da escola nesse processo, tornar um espaço atrativo para os estudantes e ao mesmo tempo perceber um fator de proteção social para a comunidade estudantil. Portanto, é necessário esse trabalho intersetorial para estar encaminhando-o, quando necessário", explicou Marcia, que conduziu a formação com a coordenadora do PSE na SES, Luciana Boaventura.

Entusiasmado com as atividades do programa, o diretor do Colégio Estadual Armindo Guaraná, em São Cristóvão, professor Max Matias, conta que não conhecia o PSE e afirma que as ações serão de extrema importância para a comunidade escolar. "É uma alegria saber que teremos um parceiro tão importante. Precisamos desse estreitamento de ralações, dessa proximidade, porque o maior beneficiado é o nosso aluno que precisa dessa assistência", pontuou.

A professora Patrícia Pereira, gestora do Centro de Excelência Deputado Jonas Amaral, em Nossa Senhora do Socorro, compartilha sua opinião. Para ela, a escola precisa dessa atenção "porque existem muitos problemas de saúde que acontecem na sociedade, e nesse sentido, acredito que o programa poderá ajudar com palestras e nos orientar sobre o adequado encaminhamento", destacou.

As formações acontecem também em outras diretorias regionais de Educação. Confira a seguir a agenda dos próximos encontros:

DRE 2

DATA: 12/09/2019

HORÁRIO: 8h às 12h

LOCAL: Colégio Estadual Prof. Abelardo Romero Dantas - Av. Coronel Francisco Garcez, 248 - Lagarto

Envolvendo os municípios de Boquim, Lagarto, Poço Verde, Riachão do Dantas, Salgado, Simão Dias, Tobias Barreto.

DEA

DATA: 17/09/2019