Governo de Sergipe inicia formação continuada para novos diretores escolares

- 12/08/2019 16:53:00

A Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura (Seduc) iniciou na tarde desta segunda-feira, 12, a formação continuada para os novos diretores das escolas estaduais. A capacitação está sendo coordenada pelo Departamento de Recursos Humanos (DRH), através do Centro de Qualificação de Pessoal (CQP). Este primeiro momento de formação aconteceu no Teatro Atheneu, direcionado aos 260 novos diretores. A ação tem como objetivo prepará-los para atuar em uma gestão que favoreça o desenvolvimento das dimensões administrativa, pedagógica e financeira, voltadas integralmente para o sucesso do aluno no processo de aprendizagem.

O evento contou com a palestra da professora Cláudia Zuppini Dalcorso, da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), que abordou o tema Todos os alunos aprendendo todos os dias em todas as salas de aula. "Queremos mostrar qual o papel do gestor nisso. A universidade não nos prepara para sermos gestores e precisamos nos profissionalizar, porque essa é uma atividade técnica e ao mesmo tempo da comunidade. É preciso estudar muito para lidar com os desafios da escola", explicou.

Ainda durante a capacitação, foi realizada a entrega do troféu concedido pela Elos Educacional à diretora Maria Tamires Ribeiro, do Colégio Estadual Silvio Romero, de Lagarto, em reconhecimento ao projeto "Qualificação da Proficiência Leitora dos Alunos da Primeira Série do Ensino Médio", desenvolvido na unidade de ensino.

Palestras

Além da professora Cláudia Zuppini, outros palestrantes estiveram no primeiro dia de formação dos diretores. A coordenadora do Colégio Estadual Silvio Romero, Thirzah D´Ávila Silveira Costa, fez um relato de experiências sobre a Premiação no Concurso de Boas Práticas da Gestão Escolar 2019. Em seguida foi a vez do diretor da Assessoria de Planejamento da Seduc (Asplan), Aristóteles Gomes, que falou sobre Planejamento Estratégico da Educação.

O diretor do DRH, Jorge Costa Cruz Júnior, falou sobre o Processo Formativo da Seduc. "Vou apresentar a eles o processo de formação da Secretaria, as oportunidades que vamos ofertar tanto para gestores quanto para professores, e falar da importância da formação para o trabalho deles, que acontecerá em 10 módulos, com encontros presenciais e a distância. Vai ser uma formação em serviço. Os diretores montarão planos de ação para levar os conhecimentos deles para o seu dia a dia. Vai ser um processo de pesquisa no material teórico e de ação nas escolas", explicou.

A diretora do Departamento de Educação (DED), Ana Lúcia Lima Muricy, falou sobre as Ações e Programas em Curso que a Seduc está desenvolvendo. "Sabendo da necessidade de atualização dos novos gestores, elegemos dois objetivos estratégicos no Plano de Governo, voltados para a área pedagógica. Dentro desses objetivos vamos trabalhar com metas de atendimento, metas de fluxo, de implementação do Currículo de Sergipe, metas para o Novo Ensino Médio, para a Educação de Jovens e Adultos, orientações para o Saeb. Queremos assegurar a permanência e aprendizagem em nossas escolas. Para isso, estamos sociabilizando os nossos projetos com os novos diretores", declarou.

Formação

Os diretores destacaram que passar por uma formação continuada é de grande importância para se manterem atualizados e melhorarem a gestão nas escolas. Foi o caso de Maria José Farias Santos Dourado, diretora da Escola Estadual Desembargador João Bosco de Andrade Lima, em Aracaju. "Nossa gestão deve ser participativa, e essa formação está nos passando um pouco disso. A gente vai implantar ações que melhorem nossa escola como um todo. O primeiro desafio é com relação à aprendizagem dos nossos estudantes, que vou monitorar. Nós vamos ver como eles estão e criar ações para a melhoria do ensino e da aprendizagem", disse.

Leandro Ferreira de Santana, diretor do Centro de Referência de Educação de Jovens e Adultos Professor Marcos Ferreira, de Simão Dias, afirmou que toda formação é benéfica para agregar mais conhecimentos ao gestor. "Nós temos que estar sempre nos atualizando para podermos passar os nossos conhecimentos posteriormente aos professores e alunos", afirmou. Já Ailton Braga, que era professor, agora será o novo diretor do Colégio Estadual Governador Lourival Baptista, de Porto da Folha. "Essa formação é de suma importância, sobretudo para diretores que, assim como eu, estão começando agora. Será um suporte de grande valia para a gente. Temos o desafio de buscar manter os alunos na escola, articular com os professores ações para que os estudantes sintam que estão em um ambiente prazeroso", declarou.

Deidiane de Jesus Andrade é a nova diretora do Colégio Estadual João XXIII, em Ribeirópolis. Para ela, passar por uma formação é essencial. "Assim como os professores precisam se manter em contínua formação, o gestor precisa estar um passo à frente para contribuir com a capacitação dos professores. A unidade de ensino em que irei atuar oferta o Novo Ensino Médio, então são novas coisas que iremos experimentar. Temos que receber essas novidades e implantar as ações que melhorem a escola", afirmou.