voltar
Pesquise sobre nossas escolas, notícias, portais e páginas.
(apague o campo para eliminar a pesquisa.)

Sergipe participa de audiência pública para construção do I Plano Nacional de Educação Escolar Indígena

Por Silvio Oliveira
- 11/07/2019 12:50:00
701 acessos imprimir

 

Técnicos da Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura (Secud) estão em João Pessoa (PB) para participar de audiências públicas que definirão o I Plano Nacional de Educação Escolar Indígena. As audiências são uma continuidade das deliberações da II conferência Nacional de Educação Escolar Indígena (CONEEI), e Sergipe está representado pela coordenadora da Educação Escolar Indígena da Seduc, Maria das Dores; a técnica do Núcleo de Diversidade e Cidadania, Raphaella Araújo; e as professoras da escola indígena Xokó, Ângela Apolônio e Jussara Apolônio. 

 

O plano de educação indígena é baseado em gestão por resultados e será debatido em audiências públicas até que seja pactuado entre os poderes públicos e as comunidades indígenas. "Está baseado no fortalecimento do regime de colaboração e controle social, de forma a garantir aos povos indígenas uma educação específica, bilíngue/multilíngue e diferenciada", destacou Maria das Dores.

 

A Secretaria de Modalidades Especializadas de Educação (Semesp), do Ministério da Educação, é responsável pela organização das audiências. O secretário Bernardo Goytacazes, em sua fala, destacou a abertura e disponibilidade da Semesp em atender às demandas das Seduc/SE, bem como das secretarias do Nordeste, no que diz respeito à educação escolar indígena.

 

Durante toda a quinta-feira, 11, serão analisados sete eixos que tiveram como base as 25 propostas finais da II CONEEI.

 

Todos os participantes poderão contribuir com propostas baseadas nos seguintes eixos: Gestão da Educação Escolar Indígena (EEI) e regulamentação das Diretrizes Nacionais da EEI; territórios educacionais; infraestrutura; práticas pedagógicas e material didático; valorização e formação de professores indígenas; oferta da EEI e de ensino superior; sistema de avaliação da EEI.