voltar
FALTAM
Pesquise sobre nossas escolas, notícias, portais e páginas.
(apague o campo para eliminar a pesquisa.)

Governo de Sergipe entrega três novas quadras de esportes em escolas da Rede Estadual

Por Lucas Silva
- 12/06/2019 12:47:00
458 acessos imprimir

 

Resultados de investimentos que superam os 2 milhões de reais, os novos espaços, destinados à prática de atividades físicas e desportivas contemplam demandas de estudantes e professores e beneficiam, diretamente, cerca de 2 mil pessoas que integram a comunidade escolar das três unidades de ensino

 

Para fortalecer a prática desportiva nas escolas da Rede Estadual de Ensino, o Governo de Sergipe investe, anualmente, em obras de construção e reformas de quadras poliesportivas, como as dos Centros de Excelência Deputado Jonas Amaral e Maria Ivanda de Carvalho Nascimento e do Colégio Estadual Maria das Graças de Azevedo Melo, concluídas na primeira semana de junho e entregues às respectivas comunidades escolares esta semana pela Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura (Seduc).

 

A partir de um investimento financeiro de R$2.072.913,85, feito com recursos do programa de fomento à implementação de escolas de tempo integral, o governo estadual construiu uma nova quadra coberta no Centro de Excelência Maria Ivanda de Carvalho Nascimento e reformou por completo as quadras poliesportivas das outras duas unidades escolares. Juntas, as três obras beneficiam diretamente mais de 2 mil cidadãos, entre estudantes, professores e demais membros da comunidade escolar.

 

Com 391 estudantes matriculados no ensino médio, o Centro de Excelência Maria Ivanda, em Aracaju, implementa, desde 2017, o Programa Estadual de Ensino Integral Escola Educa Mais. Por ofertar esta modalidade de ensino, destaca a gestora da escola, professora Adriana Hora, a quadra é um espaço fundamental e imprescindível para a escola.

 

“Com este novo espaço, temos agora melhores condições de desenvolver atividades interdisciplinares de fomento pedagógico e desportivo. É um espaço que vai servir a toda nossa comunidade escolar”, diz Adriana, referindo-se à quadra poliesportiva recém-construída, que foi inaugurada pela comunidade local, no sábado, dia 8, com a realização de atividades do Dia do Desafio e com as primeiras partidas da edição anual dos Jogos Internos da escola.

 

Para o coordenador da área de Linguagens do Centro de Excelência Maria Ivanda de Carvalho Nascimento, professor Alessandro Lélis, a nova quadra, que possui dimensões oficiais para a prática de diversas modalidades esportivas coletivas, representa uma conquista para toda a comunidade escolar.

 

“Aqui, alunos e professores vão desenvolver, com as condições adequadas, a prática da disciplina Educação Física, espaço também a ser utilizado por servidores e demais   membros da comunidade escolar para a prática de atividades físicas e mesmo esportivas”, ressaltou Alessandro.

 

Multiuso

 

Líder do Clube de Protagonismo Futsal Feminino – uma das metodologias do Programa de Ensino Integral destinada a desenvolver habilidades e competências socioemocionais – , a estudante Kailane Lessa disse que a nova quadra do Maria Ivanda, com arquibancada, piso em alta resistência, demarcação poliesportiva e rampas de acessibilidade, é tudo aquilo que os alunos aguardavam ansiosos.

 

“Agora temos um espaço adequado e cômodo para pormos em prática as teorias da modalidade que estudamos nas aulas”, afirmou Kailane, ao destacar que o Clube de Futsal Feminino, a partir da conclusão das obras de construção da quadra, já planejam a realização de torneios internos.

 

Para Douglas Silva, estudante da 3ª série do ensino médio no Centro de Excelência Maria Ivanda, a quadra, uma conquista da sua geração na escola, é um benefício que fica para todos aqueles que lá estudarão nos próximos anos. “É um momento de muita alegria para todos estudantes a entrega deste novo espaço da escola”, disse o jovem protagonista.

 

No Centro de Excelência Deputado Jonas Amaral, no conjunto João Alves Filho, em Nossa Senhora do Socorro, a quadra poliesportiva recém-entregue pela Seduc à comunidade escolar local é motivo de orgulho para os que lá estudam e trabalham.

 

“Para todos nós, essa reforma tem bastante significado. Esse espaço vai permitir o desenvolvimento adequado das práticas de Educação Física e de atividades desportivas, como também vai funcionar como área de convivência para a realização de uma série de atividades, a que buscaremos integrar a comunidade local”, destaca a professora Patrícia Ribeiro, gestora da escola.

 

Estudante da 3ª série do ensino médio integral no Jonas Amaral, Chrystian Cauã diz que a requalificação da quadra poliesportiva, que foi reformada por completo, é a concretização de um sonho dos alunos. “Aqui temos o Clube de Protagonismo de Futsal, com o qual montamos uma equipe e disputamos os Jogos da Primavera 2018, mesmo sem ter um espaço adequado para nossa preparação divido à interdição da quadra para reforma. Agora, com essa quadra nova, apesar de termos pouco tempo, vamos ter melhores condições de treinar para os Jogos deste ano”, disse, entusiasmado, o jovem protagonista Wallington Alves, colega de turma do Cauã.

 

No bairro Coqueiral, em Aracaju, a quadra poliesportiva do Colégio Estadual Maria das Graças Menezes Melo, também reformada por completo, beneficia diretamente cerca de 900 estudantes. Adaptada às normas técnicas de acessibilidade, a quadra recebeu novas instalações elétricas e conta agora com acesso coberto que a liga ao prédio escolar, dentre outras melhorias, como a recuperação de todas as estruturas metálicas.

 

Afetividade

 

No Centro de Excelência Maria Ivanda de Carvalho Nascimento, a comunidade escolar decidiu homenagear, como patrono do novo espaço, Edêmio Rocha Batista, professor de Educação Física, falecido há pouco tempo, que lecionou por maisde 30 anos na unidade escolar. “Ele é muito querido por todos que com ele trabalharam e também pelos alunos. Foi um profissional exemplar que muito contribuiu com a história desta escola. Por este motivo, decidimos lhe prestar essa homenagem”, explica Adriana hora, gestora escolar.

 

Prática semelhante foi adotada pela comunidade escolar do Centro de Excelência Deputado Jonas Amaral. Agora completa e reformada, a quadra poliesportiva da escola leva o nome do professor José dos Santos, homenagem póstuma prestada a um profissional do magistério pelos serviços dedicados, ao longo de década, na formação de gerações de estudantes.