voltar
Pesquise sobre nossas escolas, notícias, portais e páginas.
(apague o campo para eliminar a pesquisa.)

Governo de Sergipe lança Programa Aprova Brasil para auxiliar alunos do ensino fundamental a se prepararem para o Saeb

Por Ítalo Marcos
- 12/06/2019 12:37:00
397 acessos imprimir

Programa é desenvolvido em parceria com a Editora Moderna, que fornecerá material pedagógico de Língua Portuguesa e Matemática

 

 

A Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura (Seduc), em parceria com a Editora Moderna, realizou nesta terça-feira, 11, o lançamento oficial do Programa Aprova Brasil. O evento aconteceu no auditório Professora Maria Hermínia Caldas, na sede da Seduc, e contou com a presença de diretores regionais e coordenadores pedagógicos da rede estadual de ensino.

 

Através do Programa Aprova Brasil, todas as escolas que ofertam o ensino fundamental receberão da Editora Moderna um material pedagógico referente aos componentes curriculares Língua Portuguesa e Matemática. Por meio desse material, os professores poderão desenvolver as competências nos alunos para que estejam mais preparados para as provas do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb), que ocorrerão em outubro. O Saeb acontece em todo o país a cada dois anos.

 

O secretário de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura, Josué Modesto, abriu a solenidade de lançamento do programa e explicou que esse material foi adquirido através de um Plano de Ações Articuladas (PAR), e que a disponibilidade dele faz parte de um ciclo maior, que começa com a aprovação do Currículo que teve como orientadora a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). “É muito importante que haja o acompanhamento dos professores e dos alunos, e para isso existem estratégias, diagnósticos, avaliações. Este é o ano em que as unidades de ensino serão avaliadas pelo Saeb, portanto, um ano de imenso desafio para as redes estadual e municipais. É preciso que nossas escolas saibam que precisamos apresentar para a sociedade um bom resultado e transmitir uma mensagem de confiança sobre a qualidade do ensino que ministramos”, afirmou.

 

Josué Modesto ainda lembrou que na próxima quinta-feira, 13, fará uma reunião com todos os secretários municipais de educação para anunciar a mobilização e o apoio institucional da Seduc ao conjunto das secretarias de Educação, com o intuito de buscar garantir uma educação pública de qualidade.

 

Material pedagógico e plataforma

 

A diretora interina do Departamento de Educação (DED), professora Kelly Araújo Valença Oliveira, explicou que, além de receberem o material pedagógico de Língua Portuguesa e Matemática, a cada bloco de atividades os alunos responderão a um simulado. Os resultados dessa atividade irão para uma plataforma online, onde será dada a devolutiva em tempo real para os professores. Essa plataforma tecnológica dará aos educadores o acesso direto aos resultados, permitindo acompanhar o desenvolvimento da proficiência dos alunos.

 

“Estamos em ano de Saeb, avaliação que irá construir o nosso Ideb. Então temos que cuidar da proficiência e aprendizagem dos alunos em Língua Portuguesa e Matemática, além do fluxo de alunos que têm aprovação e reprovação. Cuidando dessas duas frentes estaremos dando atenção ao desenvolvimento da nossa educação básica em Sergipe”, disse.

 

Ela explicou que a partir de quarta-feira, 12, até o dia 26 de junho, serão realizados ciclos formativos em todas as Diretorias Regionais de Educação, momento em que serão transmitidas as orientações didáticas para a utilização do material e da plataforma. Durante os ciclos formativos será distribuído o material didático-pedagógico do Aprova Brasil.

 

Preparação para os alunos

 

Os participantes do lançamento destacaram a importância do Aprova Brasil como instrumento de preparação dos alunos para o Saeb. Gerliene Maia, coordenadora Pedagógica da Editora Moderna, declarou que, através dessa parceria com a Seduc, o programa mobilizará um serviço direto, tanto com as crianças e adolescentes, que receberão o material, quanto com os profissionais que atendem a esses estudantes. 

 

“O Aprova Brasil é um projeto que tem intervenções em Português e Matemática com foco na avaliação externa. É uma forma de a secretaria criar as condições para os professores com um material que qualifique essa intervenção e que ajude no tempo didático deles. O programa tem não apenas o material didático, mas também o programa de formação docente e uma plataforma tecnológica que ajuda no monitoramento de todas as aprendizagens”, disse.

 

Daniela Silva Santos, diretora da DRE 2, disse ter aprovado a iniciativa. “Estamos adotando uma política de acompanhamento do currículo, da frequência dos estudantes na escola. Então essa parceria com a Editora Moderna só vem agregar, uma vez que é imprescindível que as escolas desenvolvam trabalhos voltados para esse acompanhamento do currículo, verificando se o aluno está aprendendo. Esse evento chama a atenção das escolas sobre a importância de acompanhar o fluxo, o Ideb e o desempenho dos estudantes”, afirmou.

 

Keziah Coceição Almeida Santos Carvalho, coordenadora pedagógica da DRE 1, também falou sobre a importância do projeto. “Isso demonstra a atenção que a Seduc está dando aos nossos professores, que necessitam ainda mais desses materiais complementares que os ajudem em suas práticas diárias com os alunos. O Aprova Brasil vai facilitar e ajustar os nossos índices, já que Sergipe precisa ter esse avanço no Ideb. Acredito que essa parceria com a Editora Moderna só vem a acrescentar, principalmente nesse olhar para Matemática e Português. A gente espera que surta um resultado muito positivo”, declarou.

 

Programação

 

Durante a solenidade de lançamento do Aprova Brasil, a professora Helena Andreia Soares, assessora pedagógica do Nepac, fez uma apresentação sobre os resultados do Ideb do ensino fundamental em Sergipe. Logo em seguida aconteceu a apresentação do programa Aprova Brasil, feito pela coordenadora pedagógica da Editora Moderna, Gerliene Maia.

 

Foram mostradas aos participantes, também, as atribuições dos educadores e o cronograma de execução do programa, pela diretora interina do DED, Kelly Valença, e pela chefe do Núcleo de Estudo, Pesquisa em Avaliações e Currículo (Nepac), professora Áurea Sérgia Oliveira Prado.