voltar
Pesquise sobre nossas escolas, notícias, portais e páginas.
(apague o campo para eliminar a pesquisa.)

Belivaldo empossa de forma inédita novos Diretores Regionais de Educação aprovados por processo seletivo

Por ASN/ SECOM
- 22/05/2019 15:04:00
1233 acessos imprimir

Obedecendo a princípios puramente técnicos, o governador determinou que o primeiro colocado automaticamente fosse selecionado, abrindo mão de indicar um dos três primeiros classificados para assumir a vaga, conforme previa o edital

 

Nesta quarta-feira (22), o governador Belivaldo Chagas deu posse aos Diretores Regionais de Educação, aprovados em processo seletivo. A solenidade, que aconteceu no Complexo Administrativo e Pedagógico da Secretaria de Educação, do Esporte e da Cultura (Seduc) oficializou a decisão inédita, aplicada pelo governador, ao selecionar de forma técnica e criteriosa professores da Rede Estadual de Ensino para o cargo de Diretor das nove Diretorias Regionais de Educação (DREs) e da Diretoria de Educação de Aracaju (DEA). 

 

O processo seletivo contou com avaliação de currículos, prova de raciocínio lógico, elaboração de Plano de Gestão e entrevista. Após as etapas, os três candidatos mais bem pontuados de cada Diretoria de Educação, foram classificados para uma lista tríplice. Segundo as normas estabelecidas no Edital nº 010/2019/Seduc, os classificados na lista tríplice de cada Diretoria de Educação foram submetidos à deliberação do governador do Estado, responsável por nomear os cargos de livre provimento. Porém, obedecendo a princípios puramente técnicos, Belivaldo determinou que o primeiro colocado automaticamente fosse selecionado, abrindo mão de indicar um dos três primeiros classificados para assumir a vaga, conforme previa o edital.

 

"A nossa preocupação é com a profissionalização, com a gestão da educação. Por conta disso, nós decidimos fazer um processo seletivo para escolha dos dez diretores regionais. A partir daí, eles vão trabalhar dentro de cada região, com as escolas, diretores, coordenadores, num próximo processo seletivo que pretendemos fazer também para escolha de diretor de escola. A gente quer fazer com que a questão de ordem política, que tínhamos no passado, de indicação de diretores por pura e simplesmente conotação política, seja substituída por critérios técnicos, por alguém que demonstrou capacidade técnica para ter um bom plano de gestão. Com isso, quem vai ganhar é a educação, a sociedade. A ideia é profissionalizar a gestão e trabalhar como estamos trabalhando, de forma prioritária, dizendo que a educação tem que ser a meta principal que temos que seguir, para que a gente obtenha o sucesso tão desejado pela sociedade", destacou Belivaldo.

 

Antes de cumprir agenda administrativa no interior do estado, a vice-governadora, Eliane Aquino, fez questão de parabenizar os novos diretores. "Passei para desejar muita boa sorte, que eles tenham muito sucesso no trabalho deles e que sejam muito bem-vindos ao time que é Belivaldo e Eliane. Nós precisamos melhorar os índices do nosso estado, mas precisamos melhorar a qualidade de educação e fazer que, cada vez mais, esses meninos do nosso estado criem asas e consigam voar, para que sejam muito felizes e tenham sucesso", declarou. 

 

Profissionalização da gestão pública

 

O processo seletivo para Diretoria Regional de Educação e Diretoria de Educação de Aracaju que selecionou os dez diretores empossados, foi estruturado pelo governo estadual em parceria com a Fundação Lemann e baseia-se em experiências nacionais e internacionais de pré-seleção das pessoas mais aptas a ocupar esse cargo de gestão estratégica da Seduc, o qual é de livre nomeação pelo governador do Estado.

 

"A Educação tem que ser tratada como política de estado, tendo parâmetros nas suas metas de longo prazo estabelecidas no planejamento estadual e nacional e o programa do governo, com o acompanhamento sistemático dos gestores do melhor funcionamento possível do conjunto das nossas escolas. E inclusive com a colaboração efetiva dos nossos municípios, que são partes importantíssimas na educação básica, especialmente do ensino fundamental menor, onde nós temos imensos desafios para elevar a qualidade de ensino", afirmou o secretário de Educação Josué Modesto.

 

O edital foi direcionado aos integrantes do quadro permanente do magistério público estadual de Sergipe graduados em quaisquer das licenciaturas que compõem a Educação Básica, desde que tenham cumprido o estágio probatório até o dia da inscrição; não tenham sofrido qualquer sanção por meio de processo administrativo disciplinar nos últimos cinco anos; não estejam respondendo a processos administrativos disciplinares; e não tenham pendências quanto à prestação de contas dos cargos de gestão já exercidos.

 

Com esse processo seletivo, Sergipe dá um passo significativo na profissionalização da gestão pública, ao selecionar, de forma transparente e com rigor técnico, os profissionais mais aptos a exercerem cargo de liderança na administração, como é o de Diretor de Educação.

 

Elaine Silva Melo Tomé, empossada na Diretoria Regional de Educação 07 (DRE07), localizada em Gararu, destaca o momento como início de um reforma no modelo educaional. "É um momento muito emocionante, um momento ímpar na história educacional do Estado de Sergipe. O governador Belivaldo Chagas está de parabéns e nós estamos iniciando um processo redemocratização da educação. É o início de uma grande reforma no modelo educacional.

 

Nós temos que formar uma rede que se converse, Secretaria de Educação, departamentos, Diretorias Regionais e unidades escolares. Nós temos que aproveitar todos os parceiros, as fundações, as universidades, para avançar em formação continuada para os nossos professores, com o foco na aprendizagem do aluno, para avançarmos também nos indicadores, o que é muito importante". 

 

"Esse momento do processo seletivo foi realmente uma quebra de paradigma, e uma renovação da educação como política pública, que só vem enriquecer a educação no alto sertão sergipano e eu tenho certeza que, a partir de então, nós vamos ter um novo olhar, ressignificar e fortalecer os resultados que foram bons e dar nova trajetória para os novos aspectos da Educação", afirmou a professora Meire Ferreira da Silva, que assume a DRE 09, localizada em Nossa Senhora da Glória.

 

Novos diretores

 

A solenidade empossou os seguintes diretores: Maria Gilvânia Guimarães dos Santos (DEA - Aracaju); Franz Russemberg da Silva Santos (DRE 01 - Estância); Daniela Santos Silva (DRE 02 - Lagarto); Daniela Silva Santana (DRE 03 - Itabaiana); Maria Luiza Rodrigues de Albuquerque Omena (DRE 04 - Japaratuba); João Luiz Andrade Dória (DRE 05 - Nossa Senhora das Dores); Max Cardoso Silva (DRE 06 - Propriá); Elaine Silva Melo Tomé (DRE 07 - Gararu); Marleide Cruz de Araújo (DRE 08 - Nossa Senhora do Socorro); Meire Ferreira da Silva (DRE 09 - Nossa Senhora da Glória).

 

Fonte: ASN/Secom