CONVITE À IMPRENSA: Posse dos novos Diretores Regionais de Educação aprovados em processo seletivo

Por Lucas Silva
- 21/05/2019 09:15:00

Data: 22 /05/2019

Hora: às 9h

Local: Auditório Professora Hermínia Caldas, no Complexo Administrativo e Pedagógico da Seduc, localizado na Rua Gutemberg Chagas, 169, bairro Grageru

O governador Belivaldo Chagas empossa 10 Diretores Regionais de Educação aprovados em processo seletivo. Lançado de forma inédita, o certame para Diretoria Regional de Educação e Diretoria de Educação de Aracaju foi estruturado pelo governo estadual em parceria com a Fundação Lemann e baseia-se em experiências nacionais e internacionais de pré-seleção das pessoas mais aptas a ocupar esse cargo de gestão estratégica da Seduc, o qual é de livre nomeação pelo governador do Estado.

O edital foi direcionado aos integrantes do quadro permanente do magistério público estadual de Sergipe graduados em quaisquer das licenciaturas que compõem a Educação Básica, desde que tenham cumprido o estágio probatório até o dia da inscrição; não tenham sofrido qualquer sanção por meio de processo administrativo disciplinar nos últimos cinco anos; não estejam respondendo a processos administrativos disciplinares; e não tenham pendências quanto à prestação de contas dos cargos de gestão já exercidos.

Com esse processo, Sergipe dá um passo significativo na profissionalização da gestão pública, ao selecionar, de forma transparente e com rigor técnico, os profissionais mais aptos a exercerem cargo de liderança na administração, como o é o de Diretor de Educação.

Processo Seletivo

O processo seletivo contou com avaliação de currículos, prova de raciocínio lógico, elaboração de plano de gestão e entrevista.  Após as etapas, os três candidatos mais bem pontuados de cada Diretoria de Educação, foram classificados para uma lista tríplice.

Segundo as normas estabelecidas no Edital nº 010/2019/Seduc, os classificados na lista tríplice de cada Diretoria de Educação são submetidos à deliberação do governador do Estado, responsável por nomear os cargos de livre provimento.

Assim, após a divulgação da lista tríplice, o governador Belivaldo Chagas, definiu para os cargos de Diretor Regional de Educação e Diretor de Educação de Aracaju, da Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura (Seduc), os profissionais classificados em primeiro lugar no processo seletivo realizado pelo Governo de Sergipe. Com a decisão, Belivaldo abriu mão de indicar um dos três primeiros classificados para assumir a vaga, conforme o edital.

Serão empossados:

DEA - Aracaju - Maria Gilvânia Guimarães do Santos