voltar
Pesquise sobre nossas escolas, notícias, portais e páginas.
(apague o campo para eliminar a pesquisa.)

Seduc planeja junto às escolas da Rede Estadual ações de acolhimento e prevenção à violência

Por Lucas Silva
- 13/03/2019 10:30:00
323 acessos imprimir

A semana que antecede o início do ano letivo nas unidades escolares da Rede Estadual de Ensino é destinada ao planejamento das ações pedagógicas que serão desenvolvidas ao longo dos meses seguintes e se constituem numa ferramenta importante no trabalho de gestão escolar.

 

Em consonância com os calendários escolares, o Serviço de Educação em Direitos Humanos da Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura (SEDH/Seduc) tem visitado escolas estaduais para planejar pautas preventivas e de acolhimento de estudantes junto às equipes gestoras e pedagógicas das unidades escolares.

 

Com essa proposta, a equipe do SEDH esteve nesta terça-feira, 12, no Colégio Estadual Professor Paulo Freire, no bairro Industrial, em Aracaju, oportunidade na qual estreitaram o diálogo com a equipe escolar e expuseram os principais serviços ofertados pelo setor, ao tempo em que se colocaram à disposição para atuação conjunta.

 

A estratégia central, explica a professora Adriane Damascenas, chefe do Serviço de Educação em Direitos Humanos, é chegar junto às escolas em suas semanas de planejamento para discutir e se apropriar das demandas específicas de cada unidade escolar para propor pautas preventivas e não apenas atuar de forma emergencial, por exemplo, para solucionar conflitos no ambiente escolar.

 

“No SEDH temos o Núcleo de Prevenção à Violência, que atua na propagação da comunicação da não violência e na mediação de conflito. Temos o Núcleo de Diversidade e Cidadania, por meio do qual trabalhamos as questões étnico-raciais e ambientais nas escolas. A Divisão de Educação Especial, cujos serviços são voltados aos alunos e professores dessa modalidade de ensino. E temos, também, o Núcleo de Aprendizagem Psicopedagógica. Com a oferta desses serviços, iniciamos um novo percurso de ações preventivas de modo a atender às demandas das escolas a partir de seus planejamentos”, afirma a professora Adriane Damascenas.

 

O Serviço de Educação em Direitos Humanos da Seduc disponibiliza uma série de serviços às escolas estaduais no âmbito dos Direitos Humanos.

 

Considerando a relevância do momento de planejamento pedagógico, a equipe do Serviço de Educação em Direitos Humanos, que integra o Departamento de Educação da SEDUC, visita instituições da Rede Estadual a fim de apresentar as principais ações desenvolvidas por seus núcleos.

 

Durante essas visitas, segundo o professor Jonas de Matos Neto, do SEDH, há trocas de experiências e expectativas que envolvem a rotina escolar e seus desafios. Ele afirma que até o final de abril, outras escolas, escolhidas estrategicamente, serão visitadas pela equipe do Serviço de Educação em Direitos Humanos. Para informações complementares sobre os serviços oferecidos pelo SEDH, os interessados deverão ligar para o telefone 79 3194 3216.