Temática da Juventude Rural entra na pauta de discussão da Coordenadoria Especial da Juventude

Por Givaldo Batista
- 13/03/2019 07:56:00

Traçar políticas públicas de juventude e incentivo ao jovem sergipano empreendedor são alguns dos objetivos da Coordenadoria Especial da Juventude, órgão da Superintendência Especial de Esporte, da Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura (Seduc), e que nesta terça-feira, 12, realizou uma reunião na sala da Arena Batistão, em Aracaju, com integrantes de movimentos, sindicatos, federações e lideranças juvenis protagonistas para discutir a temática da Juventude Rural.

Segundo Fredson Santana, Coordenador de Juventude da Seduc, o encontro teve como objetivo principal levantar dados, que direcionem ações de políticas públicas para as juventudes do campo, a partir de estudos específicos na área da cidadania, lideranças juvenis para órgãos governamentais e não governamentais.

Na oportunidade, foi discutida exaustivamente a elaboração de um catálogo digital, para venda dos produtos dos jovens empreendedores e cooperados da Agricultura Familiar e Economia Solidária de Sergipe. Estes são os mesmos jovens beneficiados do projeto Circuito de Cooperação Integrada da Economia Solidária.

“Decidimos que devemos apresentar um diagnóstico das políticas de juventude e, para isso, faremos algumas viagens ainda no mês de março a algumas cidades do interior do estado, para fazermos um levantamento local, das necessidades e da realidade desse público jovem e da possibilidade, a partir desse levantamento, implementarmos o II Seminário de Jovens do Semiárido, que acontecerá em Picos, no Piauí, levando subsídios e informações para esse evento. O secretário Josué Modesto Subrinho apoiou a ideia de poder conhecer esses jovens que produzem em Sergipe, ajudando a fomentar as vendas realizadas por esses jovens empreendedores”, explicou Fredson Santana.

Falando sobre o II Encontro de Jovens do Semiárido, Fredson Santana revelou que o evento tem como objetivo fortalecer as pautas da Juventude Rural, realizando um intercâmbio plural, que proporcione o acesso às novas estratégias de convivência e permanência no Semiárido Brasileiro, ampliando a participação Juvenil no processo de construção e monitoramento das Políticas Públicas. “O II Encontro de Jovens Rurais do Semiárido Brasileiro, acontece entre os dias 4 e 8 de abril, na cidade de Picos, no Piauí, com a participação de 240 jovens, sendo 30 deles sergipanos”, concluiu Fredson Santana.